top of page
Buscar
  • grasielafranco13

O QUE CAUSA HÉRNIA DE DISCO?

A Hérnia de Disco se forma quando o disco que fica entre duas vértebras, sai da sua posição normal e desliza formando um abaulamento, pode variar em graus, desde uma lesão simples até uma lesão incapacitante. Os discos, tem uma função importante na coluna, são os responsáveis por impedir que um osso se choque com o outro e que os nervos sejam comprimidos. Sentiu o drama? A gravidade da hérnia, nem sempre está associada a intensidade da dor nas costas, existem casos simples que causam dores na coluna extremas e casos visivelmente graves que causam pouca dor nas costas, as hérnias de disco são imprevisíveis e podem ir de simples a gravíssimas com um simples movimento errado, por isso é necessário cuidado especializado mesmo nos casos simples ou sem sintomas. Os sintomas vão desde dores locais, até dores intensas que irradiam para os membros e podem vir acompanhadas por choques, perda de sensibilidade, fraqueza, dormência e se não tratadas podem causar perda de movimento parcial e incapacidade física total.










“A hérnia de disco é condição frequente, que acomete entre 13 e 40% das pessoas ao longo da vida, com pico de incidência entre 50 e 60 anos de idade.”


O que causa a hérnia de disco?

Um estudo feito por acadêmicos de medicina da PUC - RS, em 2017, constou que: “A hérnia de disco é condição frequente, que acomete entre 13 e 40% das pessoas ao longo da vida, com pico de incidência entre 50 e 60 anos de idade.”


Se você desenvolveu uma hérnia, alguma coisa você fez ou tem, só precisamos descobrir o que é, as causas mais comuns são:

  • Fatores hereditários

  • Sedentarismo

  • Consumo de cigarros

  • Osteoporose, desgaste ou fratura na coluna

  • Má postura associada à hábitos diários

  • Desvios na coluna não tratados

  • Movimento repetitivo no dia a dia

  • Movimentos intensos no esporte sem acompanhamento adequado

  • Dormir em local inapropriado, por exemplo, no sofá ou fazer uso de colchão e travesseiros inadequados.

  • Trepidar ao andar de carro, muito comum em motoristas

  • Acidentes de trânsito








O cigarro é citado como o principal fator de risco em diversas pesquisas científicas que estudam a ligação entre o tabagismo e a formação de hérnia de disco. O cigarro reduz a circulação sanguínea do disco intervertebral, o disco se torna menos elástico, mais frágil e pode deformar o que torna mais propenso a aparição da hérnia de disco




Você deve estar pensando: “Não é atoa que as hérnias são tão comuns, qualquer coisa que eu faça pode causar uma.” Não é mesmo?

Mas o contrário também é válido, não é difícil você se prevenir do aparecimento delas, é importante levar uma vida saudável, praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável, cuidar da postura de forma adequada e principalmente abster-se completamente do uso do cigarro.

Aqui no meu estúdio de Pilates em Olímpia- SP, eu aconselho sempre a busca por prevenção e tratamento precoce, a hérnia de disco é uma condição preocupante e que pode piorar muito rapidamente. TEM TRATAMENTO, MAS NEM SEMPRE É GARANTIDO. Procure o Estúdio Gra Franco Pilates, aqui nós te oferecemos o melhor tratamento quando o assunto é coluna. Localizado na Rua Conselheiro Antônio Prado, 361A, no centro, o Estúdio de Pilates Gra Franco oferece tratamento personalizado e individualizado com Protocolo de Atendimento Exclusivo e a garantia de resultados rápidos e duradouros. Grasiela Franco - Fisioterapeuta

Crefito 72279-F

(17)99727-2624

Instagram: @grafrancopilates


5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page